UEPB - Repositório Digital

Gênero textual e sequência didática: reflexão acerca do processo de ensino aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Sinthya Fernanda Diniz
dc.date.accessioned 2018-03-06T11:34:30Z
dc.date.available 2018-03-06T11:34:30Z
dc.date.issued 2018-03-05
dc.identifier.other CDD 372.42
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15597
dc.description ARAÚJO, S. F. D. Gênero textual e sequência didática: reflexão acerca do processo de ensino aprendizagem. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A escola, comprometida com o conhecimento, apresenta função importante na contribuição de habilidades para a formação de alunos críticos e reflexivos, capazes de proferir diferentes enunciados em vários contextos sociais. Diante, dessa abordagem, sabemos que os educandos desenvolvem essas competências a partir do uso da língua, sendo realizada por meio de algum gênero textual nas inúmeras situações comunicativas. Partindo da importância do gênero textual para o processo de ensino aprendizagem do aluno, bem como as contribuições da sequência didática para o ensino de língua materna, o estudo apresenta como objetivo abordar a importância do gênero textual para o processo de ensino aprendizagem do aluno, bem como a funcionalidade da sequência didática para o ensino de língua portuguesa, tendo a intenção de proporcionar ao alunado o desenvolvimento de competências e habilidades para o uso de determinado gênero textual .A pesquisa desenvolvida é de cunho bibliográfico, baseada em teóricos como, Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), Schneuwly e Dolz (2004), dentre outros que abordam concepções relevantes para refletir sobre o uso da língua em reais situações de uso. O estudo indica que o trabalho com o gênero textual, a partir da sequência didática, contribui tanto com a formação do aluno quanto do professor, pois possibilita uma reflexão acerca do uso da língua de forma crítica e reflexiva assumindo assim a função de analistas da língua e das práticas sociais que os envolvem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Eianny Cecília de Abrantes Pontes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gênero Textual pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Sequência Didática pt_BR
dc.title Gênero textual e sequência didática: reflexão acerca do processo de ensino aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta