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Sabemos que a história da literatura infantil começou a ganhar destaque a partir do século XVIII.No Brasil surgiram os primeiros livros para crianças no final do século XIX. Ao tomarmos conhecimento da história da literatura infantil, percebemos que Ruth Rocha tem grande influência na história da literatura infantil brasileira. O contato recente com a obra dessa escritora motivou o interesse em ler mais detidamente seus livros, dos quais tivemos acesso às três narrativas que segundo a crítica integram a série dos reis: O Reizinho mandão (1997), O Rei que não sabia de nada (1980) e O que os olhos não vêem (1994). Objetivamos analisar esses livros e observar de que modo o poder é tratado em cada obra, buscando perceber e identificar a crítica que sutilmente a postura dos reis revela. Trata-se, portanto, de um estudo de crítica literária que se fundamenta na pesquisa de base bibliográfica, já que se fez necessário a realização de algumas leituras críticas de estudiosos que estudaram a obra da autora, bem como a leitura crítica sobre a narrativa voltada para o público infantil. Por isso, tomamos como referência básica estudos como Cunha (2003),Serra (2002), Silva e Rodrigues (2009),Turci e Silva (2006), Zilberman (2005), entre outros teóricos. A análise nos possibilitou constatar que as obras apresentamviesescríticos que nos permitem afirmar que os reis de Ruth Rocha representam a crítica a determinados tipos de poder. Esperamos, então, que o referido trabalho possa contribuir para futuras pesquisas que tratam sobre o aspecto abordado, que foi a relação do poder nas narrativas de Ruth Rocha. |
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