UEPB - Repositório Digital

A análise do discurso teórico em artigos científicos: uma abordagem à luz do Interacionismo Sociodiscursivo

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Almeida, Henrique Firmino de
dc.date.accessioned 2018-03-06T17:40:05Z
dc.date.available 2018-03-06T17:40:05Z
dc.date.issued 2017-12-15
dc.identifier.issn CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15605
dc.description ALMEIDA, H. F. A análise do discurso teórico em artigos científicos: uma abordagem à luz do Interacionismo Sociodiscursivo . 2018. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho objetiva indiciar uma análise com base em categorias presentes no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sóciodiscursivo, ISD. Para isso, foi constituído um corpus de 10 artigos científicos publicados em anais de congressos da área de Pedagogia. À luz de teorias que postulam “atividades de linguagem, textos e discursos”, desenvolvimento humano e o agir nos discursos (BRONCKART, 1999; 2006; 2008), como também, das contribuições de importantes pesquisadores no Brasil (CRISTOVÃO, 2008; PINTO, 2007, COUTINHO, 2007; PEREIRA, 2009, 2012, 2014) que destacam a importância do ISD como uma teoria necessária para pesquisas em linguagem, em relação à análise, reflexão e descrição dos gêneros textos, como também, no âmbito de formação de professores de língua [estrangeira], debruçamo-nos diante dos escritos, e observamos os aspectos linguístico- enunciativos referentes à produção do gênero em relevo. Em análise, observamos características linguísticas inerentes aos pré-construídos (artigos da área de pedagogia) que são permissivas à observância de aspectos discursivo em gêneros de textos. A área de Pedagogia convida-nos a pensar como são construídos aspectos como conteúdo temático, mobilização do discurso teórico e como o contexto de produção influencia na organização dos mundos discursivos. À guisa de conclusão, podemos afirmar que o tratamento discursivo no contexto de produção textual da área de pedagogia engloba elementos que vão desde os tipos de discursos a outras formas de planificação e plano geral do gênero, que, segundo Bronckart (2014) corresponde à camada mais profunda da arquitetura textual alicerçada pelas atitudes de locução manifestadas na interface entre o mundo de pessoa e as coordenadas dos mundos sociais, estruturação sequencial e linear do texto e a organização do conteúdo temático. conhecimento especifidade conferida ao ato de expor no referido contexto composicional. pt_BR
dc.description.sponsorship Jackson Cícero França Barbosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Artigo científico (Área Pedagogia) pt_BR
dc.title A análise do discurso teórico em artigos científicos: uma abordagem à luz do Interacionismo Sociodiscursivo pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta