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O presente artigo tem como objetivo fazer uma análise das publicidades da Cerveja
Devassa em relação aos discursos que se é propagado sobre as mulheres. Com vistas a
dar visibilidade ao seu produto, a Cerveja Devassa, que surgiu no ano de 2001, possui
como slogan “todo mundo tem um lado devassa”, e associa sua imagem a de uma
mulher. Ela se diferencia das outras cervejas por possuir sete qualidades, conhecidas
pela sua cor e a associação com a cor das mulheres: Loura, Negra, Índia, Sarará e Ruiva
além da Playboy, cuja garrafa foi construída para imitar o corpo de uma mulher. Ou
seja, tudo para despertar nos homens o desejo de consumo. A própria Cerveja afirma
que deve despertar também outras intenções. As campanhas publicitárias investiram na
relação da bebida com o feminino e convida famosas para seus anúncios, sempre belas e
sensuais, mexendo com o imaginário dos que a apreciam. As publicidades escravizam o
corpo feminino, submetendo ao desejo masculino, ou seja, elas permanecem sujeitas ao
machismo existente na sociedade, acreditando que a mulher deve viver para servi-los,
mostrando como “estamos longe de uma sociedade com igualdade de gêneros”. Ou seja,
apesar das grandes conquistas das mulheres e delas serem consumidoras de cerveja, os
comerciais só colocam em evidência corpos femininos, portanto, ainda nos deparamos
com uma dominação machista nesse setor. |
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