Resumo:
A educação infantil vem se consolidando como uma importante área de discussões, fazendo
frente inclusive, às demais áreas da educação no Brasil. Grande parte dos debates encontra-se
em torno de temáticas que envolvem melhorias e entre estas temáticas optamos por discutir
sobre “O cuidar e o educar na educação infantil. Nesse sentido, pretendemos realizar uma
reflexão do processo histórico da creche no Brasil, no que toca a importância do cuidar e educar;
as principais concepções e teorias que sustentam a prática do professor nesse processo; e as
políticas de formação profissional do docente engajado neste campo de trabalho educacional.
Entendemos que a abordagem qualitativa de pesquisa em educação nos ofereça um caminho
seguro e suficiente para o alcance dos objetivos almejados. Fundamentamos a opção por este
breve levantamento bibliográfico nos estudos de Lakatos e Marconi (1992) onde reforçam que
“a pesquisa bibliográfica pode, portanto, ser considerada também como primeiro passo de toda
pesquisa”. Já no que diz respeito à temática em foco utilizamos de embasamentos teóricos
fundamentados em Pimenta e Lima (2006), BRASIL/RCNEI (1998), Kishimoto (2010), entre
outros. Este estudo nos conduziu para uma melhor compreensão da importância do cuidar e do
educar andarem juntos no trabalho com a educação infantil, e sua contribuição para o
desenvolvimento da criança, bem como para o reconhecimento da complexidade em torno da
temática.
Descrição:
FAUSTINO, S. A. de L. O cuidar e educar no espaço de educação infantil. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.