UEPB - Repositório Digital

Educomunicação e ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cantalice, Denize Barros de
dc.date.accessioned 2018-03-07T17:52:15Z
dc.date.available 2018-03-07T17:52:15Z
dc.date.issued 2018-03-01
dc.identifier.other CDD: 371.358
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15646
dc.description CANTALICE, Denize Barros de. Educomunicação e ensino médio: O Jornal Escolar Articulando Saberes no Ensino de Química. 2017. 54f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A comunicação é uma grande aliada do processo educativo, pois, à medida que o homem se educa, compreende claramente o seu papel na sociedade. É nesse sentido que a Educomunicação se apresenta com caráter interdiscursivo e interdisciplinar, tendo como seu principal objetivo a inserção do indivíduo no processo midiático, promovendo uma educação libertadora e formadora de pessoas capacitadas a ver e agir de modo transformador na sociedade, agregando valores que serão necessários para entrada no mercado de trabalho e para isso o educador precisa estar atento a essa nova realidade, como bem afirma Ismar de Oliveira Soares (2011, p.29).Sendo assim, no espaço educativo, criamos ecossistema comunicativo a fim de aproveitar o espaço escolar para o exercício do fluxo democrático da informação, indo além da análise crítica da mídia. Mais do que isso, o educando passa a ser ator principal de seu próprio processo de desenvolvimento intelectual. Diante dos desafios da sociedade tecnológica e midiática, o objetivo deste trabalho é a produção discente, à luz da Educomunicação, de um jornal escolar que contemplasse os saberes de Química. Desenvolvemos o trabalho empiricamente no formato experimental, de natureza aplicada e abordagem qualitativa por meio da produção do jornal escolar, em que vários conteúdos foram trabalhados de forma contextualizado e transversal. Partindo dessa prática metodológica, inserimos a análise de diversos jornais para que os estudantes refletissem sobre os vários tipos linguísticos e o público alvo destes. Em seguida, aplicamos os conteúdos de Química em que estão contidos os temas, plásticos e gases CFCs, servindo de base para as pesquisas dos discentes na produção do jornal. Os dados revelam que a prática inovadora, aliada à informatização despertou a criatividade e criticidade, resultando em um produto final dinâmico, interdisciplinar, desenvolvido a partir de conceitos científicos e melhorando consideravelmente o aprendizado. Os estudantes produziram um jornal com informações sobre os danos causados ao meio ambiente pelos plásticos e pelos gases CFCs. Concluiu-se que o ensino de Química pode ser melhor entendido quando usamos práticas metodológicas diferenciadas e auxiliadas pelos recursos midiáticos pt_BR
dc.description.sponsorship Orientação: Eliete Correia dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educomunicação pt_BR
dc.subject Ensino de química pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.title Educomunicação e ensino médio pt_BR
dcterms.title.alternative o jornal escolar articulando saberes no ensino de química pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta