UEPB - Repositório Digital

Objetos de aprendizagem como laboratório virtual de física – contribuições para o ensino da física na EJA

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Veigas, Izaura Luiz
dc.date.accessioned 2018-03-07T17:52:51Z
dc.date.available 2018-03-07T17:52:51Z
dc.date.issued 2018-03-01
dc.identifier.other CDD: 370.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15647
dc.description VIEGAS, Izaura Luiz. Objetos de aprendizagem como laboratório virtual de física – Contribuições para o ensino da física na EJA. 2017. 28 f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Vários estudos têm evidenciado o alto índice de reprovação escolar, de forma bem específica na área de Ciências Exatas. Esse problema, em sua maioria, está sendo atribuído ao fazer docente, na medida em que a prática pedagógica de inúmeros professores ainda se baseia no racionalismo técnico, distanciando-se, com isso, das experiências cotidianas dos alunos. Diante disso, buscamos, neste estudo, discutirmos a utilização de Objetos de Aprendizagem (OA’s) como recursos virtuais cruciais no processo de ensino e aprendizagem da Física no 2º Segmento da EJA. Nesse sentido, relacionamos os conteúdos da Física que fazem parte do currículo do Ensino Médio - 2º Segmento da EJA – com elementos que remetem aos fenômenos encontrados no dia a dia do discente, associando teoria e prática. Os OA’s constituem-se de um conjunto de ferramentas que vão desde animações que representam diversos fenômenos físicos a mapas conceituais, bem como desafios que dão suporte a compreensão dos temas estudados. Esses objetos, disponibilizados no NOA-UFPB (Núcleo de Construção de Objetos de Aprendizagem da Universidade Federal da Paraíba), foram desenvolvidos por uma equipe de especialistas nas áreas de ensino aprendizagem da Física, assim como profissionais da área de TI (Tecnologia da Informação), sendo a referida equipe composta por profissionais graduados, mestres e doutores. Os OA’s podem ser consultados a qualquer momento através de conexão com a internet, de maneira fácil e autoexplicativa pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Soraya Maria Barros de Almeida Brandão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Física pt_BR
dc.title Objetos de aprendizagem como laboratório virtual de física – contribuições para o ensino da física na EJA pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta