dc.contributor.author |
Melo, Alena Sousa de |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-07T17:53:39Z |
|
dc.date.available |
2018-03-07T17:53:39Z |
|
dc.date.issued |
2018-03-01 |
|
dc.identifier.other |
CDD: 371.904 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15649 |
|
dc.description |
MELO, Alena Sousa de. O lúdico como ferramenta facilitadora do processo de aprendizagem: análise dos discursos de eficácia e aplicabilidade, associados a um relato de experiência. 2017. 37 f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo buscou realizar uma investigação sobre a prática do lúdico na Educação Básica. Foi traçado um comparativo visando elucidar o sucesso e o fracasso relatado por profissionais da Educação quando buscam desenvolver este método em suas aulas. Para a abordagem foi realizado um levantamento bibliográfico buscando traçar uma linha histórica sobre a evolução dos métodos utilizados para consolidar a aprendizagem e ainda estabelecer um paralelo entre Sociedade e Escola enquanto instrumento de socialização e mantenedora da formação cidadã. O objetivo principal foi promover uma reflexão de que quando bem conduzido é uma ferramenta auxiliar com efeitos positivos na trajetória escolar dos alunos. Inicialmente foi feito um comparativo entre o método de ensino Tradicional e os métodos Construtivistas onde o lúdico é uma estratégia desta última metodologia. Porém, foi questionado se recorrer ao lúdico é “vestir” o conteúdo com uma roupagem nova ou se para alcançar sucesso é necessário que se faça um planejamento envolvendo toda a comunidade escolar. Por fim, fez-se um relato de uma experiência lúdica desenvolvida em uma turma de Ensino Médio na modalidade EJA como uma estratégia de aprendizagem para o ensino de Biologia. Concluímos que aprender brincando favorece o desenvolvimento e amplia as possibilidades de aprendizagem quando encaradas enquanto processo de transformação social |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Francisco Jaime de Mendonça Junior |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Lúdico |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Ferramenta Pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
O lúdico como ferramenta facilitadora do processo de aprendizagem |
pt_BR |
dcterms.title.alternative |
análise dos discursos de eficácia e aplicabilidade, associados a um relato de experiência |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |