Resumo:
O presente trabalho aborda o ensino noturno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Baptista de Mello. Com este esforço, buscamos identificar através da observação direta os aspectos positivos e negativos do processo de ensino nessa escola. Procuramos brevemente retratar a história da EJA no Brasil, artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação que tratam o tema e, ainda, as dificuldades enfrentadas por aqueles alunos que, após um longo período afastado da sala de aula, decidiram voltar a estudar. Em seguida, trabalhamos com as narrativas de alunos/ex-alunos e professores: suas percepções sobre a sua história, o ensino, a escola e o futuro. Os alunos apresentaram as dificuldades que os levaram a deixar seus estudos em segundo plano e, todos os esforços de retorno, valorizando as suas potencialidades e a oportunidade dada pela EJA. Neste contexto, conseguiram avançar em seus estudos, investir na continuidade dos mesmos e sonhar com o futuro
Descrição:
ARAÚJO, Vicente Maxim da Silva. Dificuldades e potencialidades: o ensino médio de jovens e adultos (EJA) da Escola Estadual José Baptista de Mello. 2017. 44 f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.