Resumo:
A evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem transformado profundamente a sociedade em todas as suas dimensões, inclusive a educação. Diante deste cenário repleto de possibilidades, conexões e ampliação do potencial humano, traz também profundas transformações e consequentemente, novos desafios. A Era da informação está dando lugar a Era da inovação e é diante deste novo panorama que esta pesquisa se propõe a analisar os impactos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de geografia em escolas do setor público e privado do município de Guarabira-PB. Para tal, reflete sobre os impactos das mudanças causadas pela ampliação dos recursos tecnológicos na educação; apresenta o cotidiano do uso dos recursos tecnológicos no ensino de geografia nas escolas investigadas e compara a realidade do uso dos das TIC em escolas do setor privado e do setor público no processo de ensino –aprendizagem. Os fundamentos teóricos partem das contribuições dos estudos dos seguintes autores: Marta Gabriel; Pierre Levi , Manuel Castells , Edgar Morin; Charles Higounet; Hugo Assmann; Edvania Correia, dentre outros. Trata-se de uma pesquisa Qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, realizada através de Estudo de Caso, junto a duas escolas, sendo uma do setor público e outra do setor privado, através de questionário. Os resultados enfatizam as mudanças causadas pela disseminação e penetração das tecnologias digitais na sociedade, em especial no ambiente escolar. Descobrimos, a partir desta pesquisa, que a educação digital focada no desenvolvimento crítico passa a ser fundamental na formação e motivação dos jovens no processo de ensino-aprendizagem.
Descrição:
ALVES, J. de B. Impactos das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino de geografia: uma análise comparativa entre escolas da rede pública e privada do ensino fundamental de Guarabira-PB. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.