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Constitui nosso interesse básico neste trabalho de conclusão de curso analisar e propiciar a reflexão acerca de relevantes questionamentos sobre o processo de formação do professor de Língua Portuguesa, levando a cabo da discussão aspectos de ordem programática e constituinte dos cursos de licenciatura, em especial o estágio supervisionado, como também problemas específicos da prática docente no ensino de língua materna na educação básica. Para tal finalidade, fizemos uso de uma metodologia qualitativa e partimos de uma perspectiva teórica atual das ciências humanas no que norteia à problemática da pesquisa, por meio das contribuições de Libâneo (1994), Freire (1996), Travaglia (2009), Antunes (2003), Perrenoud (2001), Morales (1999), entre outros, como também de documentos oficiais que regem o ensino de Língua Portuguesa no Brasil, como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCNs (1998), Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCNEM (2000) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio - OCEM (2006). Com a junção entre a metodologia e o aporte teórico utilizado e a sua aplicabilidade ao trabalho de campo de intervenção no decorrer da pesquisa, trazidos em forma de relato e experiência, chegamos ao entendimento de que existe uma grande lacuna com um forte distanciamento dos parâmetros presentes na formação do professor de Língua Portuguesa e a efetiva prática docente, evidenciados na vivencia do período de estágio supervisionado da educação básica. |
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