UEPB - Repositório Digital

A formação do professor de língua portuguesa: reflexões sobre a prática no estágio supervisionado

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Almeida, Natálha da Silva
dc.date.accessioned 2018-03-13T13:51:51Z
dc.date.available 2018-03-13T13:51:51Z
dc.date.issued 2018-03-13
dc.identifier.issn CDD 371.733
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15689
dc.description ALMEIDA, N. S. A formação do professor de língua portuguesa: reflexões sobre a prática no estágio supervisionado. 2017. 103f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Constitui nosso interesse básico neste trabalho de conclusão de curso analisar e propiciar a reflexão acerca de relevantes questionamentos sobre o processo de formação do professor de Língua Portuguesa, levando a cabo da discussão aspectos de ordem programática e constituinte dos cursos de licenciatura, em especial o estágio supervisionado, como também problemas específicos da prática docente no ensino de língua materna na educação básica. Para tal finalidade, fizemos uso de uma metodologia qualitativa e partimos de uma perspectiva teórica atual das ciências humanas no que norteia à problemática da pesquisa, por meio das contribuições de Libâneo (1994), Freire (1996), Travaglia (2009), Antunes (2003), Perrenoud (2001), Morales (1999), entre outros, como também de documentos oficiais que regem o ensino de Língua Portuguesa no Brasil, como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCNs (1998), Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCNEM (2000) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio - OCEM (2006). Com a junção entre a metodologia e o aporte teórico utilizado e a sua aplicabilidade ao trabalho de campo de intervenção no decorrer da pesquisa, trazidos em forma de relato e experiência, chegamos ao entendimento de que existe uma grande lacuna com um forte distanciamento dos parâmetros presentes na formação do professor de Língua Portuguesa e a efetiva prática docente, evidenciados na vivencia do período de estágio supervisionado da educação básica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Marta Lúcia Nunes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Língua Portuguesa pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.title A formação do professor de língua portuguesa: reflexões sobre a prática no estágio supervisionado pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta