Resumo:
O presente trabalho intitula-se: a importância da leitura e escrita na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos: os símbolos da aprendizagem na E. E. E. I. M. Obdúlia Dantas- Catolé do Rocha - PB, realizado através de uma pesquisa de campo com um levante bibliográfico com enfoque quantitativo e qualitativo, através de método dedutivo, tendo como objetivo geral: analisar os fatores que dificultam a leitura e a escrita na Educação de Jovens e Adultos. A leitura e a escrita constituem um alicerce imprescindível aos Jovens e adultos para o desenvolvimento e construção das diversas aprendizagens indispensáveis para o crescimento social, cultural e intelectual dos mesmos na sociedade letrada. Para estas abordagens, pautamo-nos nas concepções teóricas de Gadotti (2006), Freire (2003), Pierro (2010), Frigotto (2003), Kleiman (2001-2004), dentre outros. Dessa forma, devemos compreender a importância de vivificar a inclusão social e a inserção no mercado de trabalho de jovens e adultos, oportunizando condições para que essa parte da população constitua sua cidadania, restaure a sua identidade e possa ter acesso à qualificação. Haja vista, as principais barreiras no mundo em desenvolvimento serem representadas pelas desigualdades no acesso à educação e a oferta de baixo custo e de qualidade continuarem persistindo.
Descrição:
OLIVEIRA, T. A importância da leitura e escrita na perspectiva da educação de jovens e adultos: os símbolos da aprendizagem na Escola Estadual Obdúlia Dantas - Catolé do Rocha-PB. 2017. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.