UEPB - Repositório Digital

Travessias: necessidades, desafios e percepções sobre aprendizagem matemática por alunos no 1º ano do ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Satiro, Camila Sousa
dc.date.accessioned 2018-03-13T14:44:30Z
dc.date.available 2018-03-13T14:44:30Z
dc.date.issued 2017-12-11
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15698
dc.description SATIRO, C. S. Travessias: necessidades, desafios e percepções sobre aprendizagem matemática por alunos no 1º ano do ensino médio. 2017. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. pt_BR
dc.description.abstract É perceptível que a disciplina de Matemática é reconhecida como uma barreira para muitos alunos. Há dificuldades de aprendizagem apresentadas por alguns alunos e a afinidade demonstrada por outros. No entanto perante essa incoerência, a maioria reconhece seu valor tanto no contexto escolar como na sociedade. Com essa compreensão este trabalho foi realizado com o objetivo à compreender as razões que levam os alunos a apresentarem dificuldades na aprendizagem de Matemática, buscando por meio da realidade uma análise dos fatores que subjazem as aprendizagens matemáticas dos alunos do 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Américo de Almeida, na cidade de São José de Espinharas (PB). A pesquisa desenvolvida é do tipo quanti-qualitativa na qual foi aplicado um questionário como instrumento de coleta de dados. Como resultado, foi possível observar que há certo desinteresse pela disciplina e tal fato é consequência de diversos obstáculos provenientes de uma metodologia educacional tradicional. Diante dessa situação, pode-se afirmar a utilização pelo professor de novas metodologias que despertem o interesse do aluno pode ser um possível caminho para trazer os conteúdos matemáticos para o cotidiano dos alunos e possibilitar aprendizagens significativas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Nadia Farias dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Dificuldades de Aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.title Travessias: necessidades, desafios e percepções sobre aprendizagem matemática por alunos no 1º ano do ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta