Resumo:
O presente trabalho de conclusão de curso vem demostrar a importância do Estagio curricular supervisionado para o curso de licenciatura em ciências biologias da Universidade Estadual Da Paraíba (UEPB), realizado no âmbito do EJA (educação para jovens e adultos), tendo como campo a Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Senador Argemiro de Figueiredo (Polivalente) em Campina Grande, com início em março e o final em julho do ano de 2014, tendo por objetivo comprovar que o Estágio Supervisionado sendo este o primeiro contato do licenciando com a docência na prática, é de fundamental importância para a relação teoria prática, como a primeira oportunidade de conhecer a realidade da escola pública e seus pontos positivos e negativos em especial no campo do EJA, onde a experiência fora realizada. Ficando claro que nesse tipo de ensino, dadas as circunstâncias das turmas de EJA noturnas onde os alunos tem um compactação tendo um ano letivo reduzido a seis meses há uma maior dificuldade na aprendizagem, tornando-se necessário que o docente seja não apenas um transmissor mais um provocador, motivador e incentivador do interesse pelo conhecimento, utilizando métodos dinâmicos diversificados, que preferencialmente possam ser aplicados cotidiano do aluno para uma maior fixação e interesse pelo conteúdo, como por exemplo as aulas práticas que demostram claramente alcançar maior sucesso nas metas de ensino aprendizagem nesta modalidade de ensino.
Descrição:
DEZES, P. F. Prática pedagógica em ensino de Ciências Biológicas: Relato de experiência didática no âmbito do EJA (Educação para Jovens e Adultos). 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.