UEPB - Repositório Digital

Uma nova metodologia para a abordagem dos conteúdos de físico-química referentes ao segundo ano do ensino médio na Cidade de Patos-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Morais, Marcelo Nascimento de
dc.date.accessioned 2018-03-14T15:30:54Z
dc.date.available 2018-03-14T15:30:54Z
dc.date.issued 2010-07
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15757
dc.description MORAIS, M. N. Uma nova metodologia para a abordagem dos conteúdos de físico-química referentes ao segundo ano do ensino médio na Cidade de Patos-PB. 2010. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2010. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho realiza um diagnóstico na abordagem do ensino de Química e desenvolvimento de experimentos nas escolas publicas de ensino médio de Patos- PB e cidades vizinhas. Para isso foram selecionadas quatro escolas das quais apenas duas desenvolviam aulas experimentas. A pesquisa buscou analisar a aceitação e satisfação quanto à metodologia experimental por parte de alunos e professores nos colégios que, o adotavam, e a curiosidade e disponibilidade apresentado por alunos que pertenciam aos colégios que não a adotava. A pesquisa foi realizada através de questionários aplicados a alunos das instituições e professores atuantes na cidade de Patos, os questionários foram aplicados entre os meses de novembro e dezembro de 2010. Através dos resultados, verificamos que a metodologia experimental é bem aceita por alunos e professores. No entanto ainda é pouco trabalhada em sala de aula. De acordo com os professores, em função da dificuldade de acesso a metodologias e materiais para o desenvolvimento de experimentos, e também pelo tempo reduzido em função do exercício da docência em mais de um horário. Foram desenvolvidos e aplicados experimentos em salas do segundo ano médio na cidade de Patos-PB, visando analisar o grau de aceitação e participação durante aulas experimentais dinâmicas, cujo objetivo foi propiciar um cenário atrativo que contribua a construção do conhecimento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ilauro de Souza Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Química pt_BR
dc.subject Metodologia para o Ensino de Química pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.title Uma nova metodologia para a abordagem dos conteúdos de físico-química referentes ao segundo ano do ensino médio na Cidade de Patos-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta