dc.contributor.author |
Diniz, Damiana Karla Torres |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-14T15:34:56Z |
|
dc.date.available |
2018-03-14T15:34:56Z |
|
dc.date.issued |
2011-11-14 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 327.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15760 |
|
dc.description |
DINIZ, D. K. T. O uso da história da Matemática na construção dos conceitos aritméticos. 2011. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2011. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo de como abordar a História da Matemática nas séries iniciais. Para tal intento, optou-se pelo campo da aritmética, uma vez que inúmeros alunos apresentam dificuldades associadas a conceitos aritméticos. Diante das mudanças que vem ocorrendo na educação, fica cada vez mais difícil despertar nos alunos o interesse por aulas cuja metodologia baseia-se apenas na reprodução de conceitos que lhe são apresentados em sala de aula. Portanto, verifica-se que a História da Matemática busca a contextualização desses conteúdos. Procurou-se identificar as concepções dos alunos acerca da matemática e, em relações aos professores, analisar as indagações e dificuldades na realização dessa metodologia em sala de aula. A mesma foi desenvolvida no período de agosto a setembro de 2011, a partir de uma abordagem quanti- qualitativa. Através dos resultados, observou-se que a história da matemática vai além de um procedimento motivador, pois permite reflexões que auxiliam tanto na formação do professor quanto na dos alunos, e ainda podem contribuir para a re- elaboração de conceitos matemáticos. Entretanto, verifica-se também que a mesma tem se desenvolvido de maneira fragmentada e isolada, de modo que muitos professores ainda têm a mentalidade de que a História da Matemática não contribui no processo de ensino da matemática. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Aritmética |
pt_BR |
dc.title |
O uso da história da Matemática na construção dos conceitos aritméticos |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |