dc.description.abstract |
O presente trabalho monográfico tem como principal finalidade, mostrar que a utilização dos jogos matemáticos nas aulas do ensino fundamental pode contribuir de forma decisiva para o processo de ensino-aprendizagem, além de representar um mecanismo facilitador e lúdico que propicia ao alunado uma melhor interação entre a teoria e a prática. Tendo em vista que a Matemática ainda hoje é considerada por muitos uma disciplina temível, julgada de difícil compreensão, é que se destaca a importância da utilização de materiais concretos tais como os jogos matemáticos, já que estes estimulam o interesse dos alunos pela disciplina, tornam as aulas mais interessantes e dinâmicas, possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico e colaboram também para o convívio social dos educandos. O objetivo intencionado com a realização deste trabalho,é enriquecer a prática pedagógica de alguns educadores, tornando o ambiente da sala de aula mais rico e prazeroso, com a utilização dos jogos matemáticos como uma nova ferramenta de ensino, que irá possibilitar aos alunos certa motivação para a aprendizagem da Matemática. A atividade foi desenvolvida com uma turma de 5° Ano do Ensino Fundamental, composta por 22 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, situada na Rua Natanael de Negreiros s/n, no Bairro Frei Damião da cidade de Patos-PB, onde a pesquisa revelou a importância da utilização dos jogos matemáticos como um elemento facilitador e motivador do processo de ensino-aprendizagem das operações matemáticas. |
pt_BR |