UEPB - Repositório Digital

Utilização dos jogos matemáticos como mecanismo facilitador e motivador do processo ensino-aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Leite, Raniery Pereira
dc.date.accessioned 2018-03-14T15:42:01Z
dc.date.available 2018-03-14T15:42:01Z
dc.date.issued 2010-12-16
dc.identifier.other 21. ed. CDD 327.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15764
dc.description LEITE, R. P. Utilização dos jogos matemáticos como mecanismo facilitador e motivador do processo ensino-aprendizagem. 2010. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2010. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho monográfico tem como principal finalidade, mostrar que a utilização dos jogos matemáticos nas aulas do ensino fundamental pode contribuir de forma decisiva para o processo de ensino-aprendizagem, além de representar um mecanismo facilitador e lúdico que propicia ao alunado uma melhor interação entre a teoria e a prática. Tendo em vista que a Matemática ainda hoje é considerada por muitos uma disciplina temível, julgada de difícil compreensão, é que se destaca a importância da utilização de materiais concretos tais como os jogos matemáticos, já que estes estimulam o interesse dos alunos pela disciplina, tornam as aulas mais interessantes e dinâmicas, possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico e colaboram também para o convívio social dos educandos. O objetivo intencionado com a realização deste trabalho,é enriquecer a prática pedagógica de alguns educadores, tornando o ambiente da sala de aula mais rico e prazeroso, com a utilização dos jogos matemáticos como uma nova ferramenta de ensino, que irá possibilitar aos alunos certa motivação para a aprendizagem da Matemática. A atividade foi desenvolvida com uma turma de 5° Ano do Ensino Fundamental, composta por 22 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, situada na Rua Natanael de Negreiros s/n, no Bairro Frei Damião da cidade de Patos-PB, onde a pesquisa revelou a importância da utilização dos jogos matemáticos como um elemento facilitador e motivador do processo de ensino-aprendizagem das operações matemáticas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.title Utilização dos jogos matemáticos como mecanismo facilitador e motivador do processo ensino-aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta