UEPB - Repositório Digital

O uso de jogos na percepção dos professores de Matemática da Cidade de São José de Espinharas na Paraíba

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Medeiros, Ana Paula Cavalcante de
dc.date.accessioned 2018-03-14T19:59:37Z
dc.date.available 2018-03-14T19:59:37Z
dc.date.issued 2017-08-03
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15785
dc.description MEDEIROS, A. A. C. O uso de jogos na percepção dos professores de matemática da cidade de São José de Piranhas na Paraíba. 2017. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho discute o uso de jogos nas aulas de matemática e mostra sua importância nos processos de ensino e aprendizagem desse recurso na disciplina. Nesse sentido, esta produção científica, tem por objetivo investigar a percepção que os professores de Matemática da Cidade de São José de Espinharas-PB têm sobre o uso de jogos matemáticos. A pesquisa se caracteriza como qualitativa do tipo descritiva, na qual foi aplicado um questionário estruturado, contendo 12 (doze) perguntas abertas e fechadas, a 4 (quatro) professores de Matemática do Ensino Fundamental e Médio, totalizando o número de professores de matemática atuantes na cidade. O estudo busca respaldo teórico a partir de autores como D’Ambrosio (1989), Mattos (2009), Chiummo e Oliveira (2016), Brasil (1997), Moura (2011), Grillo (2012), Barros (2012) e Grando (2000), Santos (2014) e Smole et. al (2008). Apesar das escolas não oferecerem estruturas adequadas, com laboratórios de ensino de Matemática ou formação contínua sobre o assunto, os depoimentos relevam que os sujeitos da pesquisa percebem o uso de jogos como importante recurso nas aulas de matemática, aprovando-os com meio que contribui, tanto para o professor, ao ensinar, quanto para o aluno, ao aprender, ambos atuantes ativos nesses processos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Júlio Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Jogos Matemáticos pt_BR
dc.subject Aprendizagem Matemática pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.title O uso de jogos na percepção dos professores de Matemática da Cidade de São José de Espinharas na Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta