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Este trabalho discute o uso de jogos nas aulas de matemática e mostra sua importância nos processos de ensino e aprendizagem desse recurso na disciplina. Nesse sentido, esta produção científica, tem por objetivo investigar a percepção que os professores de Matemática da Cidade de São José de Espinharas-PB têm sobre o uso de jogos matemáticos. A pesquisa se caracteriza como qualitativa do tipo descritiva, na qual foi aplicado um questionário estruturado, contendo 12 (doze) perguntas abertas e fechadas, a 4 (quatro) professores de Matemática do Ensino Fundamental e Médio, totalizando o número de professores de matemática atuantes na cidade. O estudo busca respaldo teórico a partir de autores como D’Ambrosio (1989), Mattos (2009), Chiummo e Oliveira (2016), Brasil (1997), Moura (2011), Grillo (2012), Barros (2012) e Grando (2000), Santos (2014) e Smole et. al (2008). Apesar das escolas não oferecerem estruturas adequadas, com laboratórios de ensino de Matemática ou formação contínua sobre o assunto, os depoimentos relevam que os sujeitos da pesquisa percebem o uso de jogos como importante recurso nas aulas de matemática, aprovando-os com meio que contribui, tanto para o professor, ao ensinar, quanto para o aluno, ao aprender, ambos atuantes ativos nesses processos. |
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