dc.contributor.author |
Medeiros, Rodrigo Araújo de |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-15T13:35:58Z |
|
dc.date.available |
2018-03-15T13:35:58Z |
|
dc.date.issued |
2017-10-26 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15788 |
|
dc.description |
MEDEIROS, R. A. O uso de diferentes estratégias do algoritmo da multiplicação para o ensino fundamental. 2017. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho apresenta o estudo da aplicação e utilização das técnicas de multiplicação árabe e chinesa em turmas do 8º ano do Ensino Fundamental II. Pensando nas dificuldades dos alunos realizar esta operação aritmética, o que poderia ocorrer na utilização destas ferramentas? Por que outros métodos de multiplicação não são apresentadas aos alunos e porque são utilizada somente o algoritmo usual? Na fundamentação teórica iremos conhecer um pouco do uso de suas técnicas, objetivos do PCN e uma base do estudo da multiplicação no ensino fundamental. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de alunos que conseguiram atingir o objetivo de compreender estas técnicas, utilização destas para comparação com o algoritmo usual da multiplicação e resolução desta operação nas ambas técnicas. A metodologia da aula foi explicativa e dialogada instigando a participação de todos na utilização destas ferramentas com a finalidade de observar que estas trazem mais facilidades e entendimento nesta operação aritmética, além da obtenção de resultados na aplicação das mesmas baseadas no estudo de que formas o aluno pode realizar o produto de números inteiros. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Carolina Soares Ramos |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Multiplicação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.title |
O uso de diferentes estratégias do algoritmo da multiplicação para o ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |