UEPB - Repositório Digital

O uso de diferentes estratégias do algoritmo da multiplicação para o ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Medeiros, Rodrigo Araújo de
dc.date.accessioned 2018-03-15T13:35:58Z
dc.date.available 2018-03-15T13:35:58Z
dc.date.issued 2017-10-26
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15788
dc.description MEDEIROS, R. A. O uso de diferentes estratégias do algoritmo da multiplicação para o ensino fundamental. 2017. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho apresenta o estudo da aplicação e utilização das técnicas de multiplicação árabe e chinesa em turmas do 8º ano do Ensino Fundamental II. Pensando nas dificuldades dos alunos realizar esta operação aritmética, o que poderia ocorrer na utilização destas ferramentas? Por que outros métodos de multiplicação não são apresentadas aos alunos e porque são utilizada somente o algoritmo usual? Na fundamentação teórica iremos conhecer um pouco do uso de suas técnicas, objetivos do PCN e uma base do estudo da multiplicação no ensino fundamental. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de alunos que conseguiram atingir o objetivo de compreender estas técnicas, utilização destas para comparação com o algoritmo usual da multiplicação e resolução desta operação nas ambas técnicas. A metodologia da aula foi explicativa e dialogada instigando a participação de todos na utilização destas ferramentas com a finalidade de observar que estas trazem mais facilidades e entendimento nesta operação aritmética, além da obtenção de resultados na aplicação das mesmas baseadas no estudo de que formas o aluno pode realizar o produto de números inteiros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Carolina Soares Ramos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Multiplicação pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.title O uso de diferentes estratégias do algoritmo da multiplicação para o ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta