UEPB - Repositório Digital

Estágio supervisionado na formação do professor de Matemática: significados, expectativas e desafios

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cabral, Rodolfo Moreira
dc.date.accessioned 2018-03-15T13:37:22Z
dc.date.available 2018-03-15T13:37:22Z
dc.date.issued 2017-04-25
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.225
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15791
dc.description CABRAL, R. M. Estágio supervisionado na formação do professor de Matemática: significados, expectativas e desafios. 2017. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O Estágio Supervisionado, componente curricular obrigatório nos cursos de licenciatura, constitui-se em atividade teórico-prática que objetiva levar o licenciando à vivência do cotidiano escolar, observar a prática do professor e realizar o exercício da docência em suas dimensões amplas. O objetivo desta produção acadêmica é analisar a significação do Estágio Supervisionado para os alunos graduandos do curso de Licenciatura em Matemática. Assim, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa na modalidade participante, na qual foi aplicado um questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas a 17 alunos concluintes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, Campus de Patos. Para tanto, tomamos por base documentos legais que fundamentam o estudo, tais como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Resoluções regulamentadas pelo Conselho Nacional de Educação, Regimento de Graduação da UEPB e Projeto Político do Curso de Licenciatura em Matemática. Sobre o Estágio Supervisionado, o trabalho busca respaldo teórico a partir de autores como Lima (2012), Pimenta e Lima (2011) e Barreiro e Gebran (2006), dentre outros estudiosos que dissertam sobre a formação do professor. Os resultados obtidos permitiram chegarmos à conclusão de que os graduandos concebem os Estágios Supervisionados como componentes curriculares necessários e indispensáveis à sua formação, uma vez que é durante as atividades de estágio que a maioria tem a primeira experiência com a regência, em torno da qual importantes expectativas são geradas. Considera-se, ainda, que é possível articular teoria e prática, mesmo identificando-se os desafios da profissão com mais perceptibilidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Júlio Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.subject Estágio Supervisionado pt_BR
dc.subject Licenciatura em Matemática pt_BR
dc.title Estágio supervisionado na formação do professor de Matemática: significados, expectativas e desafios pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta