UEPB - Repositório Digital

Severino e Lila fazem chover conhecimento no Ensino Fundamental II

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira, Luana Kalline Moura
dc.date.accessioned 2018-03-15T16:13:34Z
dc.date.available 2018-03-15T16:13:34Z
dc.date.issued 2017-12-18
dc.identifier.issn CDD 379.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15792
dc.description PEREIRA, L. K. M. Severino e Lila fazem chover conhecimento no Ensino Fundamental II . 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho integra um conjunto de ações que desenvolvemos como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). As ações por nós realizadas objetivaram o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita de alunos do segundo ciclo do ensino fundamental. Para tanto, buscamos utilizar livros cujas temáticas tivessem relação direta com o contexto situacional dos alunos. Primamos por uma abordagem que, no processo de contato entre texto e leitor, se balizou por momentos motivacionais de natureza lúdica. Para a realização de nosso trabalho em sala de aula, escolhemos os livros “Severino faz chover”, de Ana Maria Machado, e “Lila e o segredo da chuva”, de David. Considerando-se o exposto, o presente trabalho objetiva não só expor atividades que elaboramos a partir dos livros citados anteriormente, mas refletir sobre as reações dos alunos durante a execução das propostas de leitura e de escrita desenvolvidas na referida sequência. Embasamos nossas reflexões nas orientações teórico-metodológicas de Oliveira (2012), Haydt (2006), Cosson (2006) e Soares (2003) a fim de propormos abordagens diferenciadas acerca da circulação de materiais impressos para a leitura em sala de aula, bem como estratégias de aproximação do aluno para com o texto. Dessa forma, acreditamos que o trabalho de letramento, agregado a atividades motivacionais, contribui de forma efetiva para o desempenho na construção de conhecimento do alunado, pois, além de tornar o momento de leitura aprazível, melhora a relação entre professor e aluno, tornando o ambiente propício à aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Marcelo Medeiros da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Habilidade de leitura pt_BR
dc.subject Habilidade na escrita pt_BR
dc.subject Livro paradidático pt_BR
dc.title Severino e Lila fazem chover conhecimento no Ensino Fundamental II pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta