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Os argumentos e as marcas de autoria em redações da UOL: preparando para o ENEM

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dc.contributor.author Silva, Luciana Cordeiro da
dc.date.accessioned 2018-03-15T16:15:14Z
dc.date.available 2018-03-15T16:15:14Z
dc.date.issued 2017-12-15
dc.identifier.issn CDD 808.066
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15793
dc.description SILVA, L. C. Os argumentos e as marcas de autoria em redações da UOL: preparando para o ENEM. 2018. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem se mostrado cada vez mais relevante no contexto atual, tendo em vista que esse exame se transformou na principal forma de ingressar no ensino superior. Nesse contexto, nos deparamos com a plataforma de correção de redações da UOL, a qual vem se colocando como um elemento importante para que o candidato estude e treine o texto dissertativo - argumentativo de acordo com as competências do ENEM. Dentre elas, ressaltamos a competência III, a qual avalia o nível da argumentação e da autoria do candidato a esse exame. Considerando tais informações, esta pesquisa tem por objetivo geral analisar como a competência III da matriz de referência de redação do ENEM é apresentada em algumas redações que obtiveram nível insatisfatório, equivalente a (0,0 ponto), regular (1,0 ponto) e bom (1,5 ponto) do banco de redações da UOL. Assim, nosso intuito foi verificar quais estratégias de argumentação são utilizadas para configurar autoria em um texto dissertativo-argumentativo nos moldes do que propõe o ENEM, tendo em vista que nosso trabalho se insere na área da linguística aplicada. Como objetivos específicos, temos: descrever como o sujeito escritor relaciona sua opinião com o tema da redação, e analisar argumentação, bem como a competência da autoria na escrita do texto dissertativo- argumentativo para o banco de redações da UOL, verificando os fatores que as levaram a receber determinada nota. Tendo consciência de que a dissertação argumentativa é um gênero textual e que alunos do ensino médio se encontram em fase preparatória para a realização do ENEM, como única oportunidade de ingresso no ensino superior, percebemos a ênfase que é dada às produções textuais em sala de aula, em cursinhos pré-vestibulares, etc. Por essa razão, o corpus de nossa pesquisa, inserida no paradigma qualitativo e de caráter documental, foi retirado da plataforma da UOL, em que o aluno alcança uma maior preparação em suas produções através do envio de textos para correção. Para a realização de tal estudo, estabelecemos como base teórica as noções o seu nível de desempenho em relação ao desenvolvimento de sua dos conceitos de contextualização do ENEM (XAVIER, 2013; LINO DE ARAÚJO, 2014, 2016, PDE 2008, MANUAL DO ENEM 2015, 2016; FERREIRA, 2015); gêneros textuais argumentativa como um gênero do meio escolar (BUNZEN, 2006, PILAR, 2002, SOUZA, 2003); dissertação (GUIA DO ENEM, 2013, LINO DE ARAÚJO, 2016, MANUAL DO ENEM, 2017, FIORIN, 2007, e indícios de autoria (POSSENTI, 2002, LINO DE ARAÚJO, 2016, KOCH, 2011, FIORIN, 2007). Sabendo que a capacidade de produção de textos não acontece de forma rápida, percebemos que, apesar de alguns textos apresentarem indícios ou configurarem autoria, na apresentação de argumentos consistentes, há ainda uma enorme carência no desenvolvimento de uma boa argumentação e no nível de autoria. Esses fatores contribuem e muito não só na nota final da prova de redação do ENEM, por exemplo, mas, também, para o próprio desenvolvimento do senso crítico reflexivo do aluno. pt_BR
dc.description.sponsorship Larissa Gabrielle Lucena Marques pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject ENEM pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Redação escolar pt_BR
dc.subject Texto dissertativo-argumentativo pt_BR
dc.title Os argumentos e as marcas de autoria em redações da UOL: preparando para o ENEM pt_BR
dc.type Other pt_BR


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