dc.contributor.author |
Silva, Jussara Pereira da |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-19T12:33:24Z |
|
dc.date.available |
2018-03-19T12:33:24Z |
|
dc.date.issued |
2017-08-03 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 371.337 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15836 |
|
dc.description |
SILVA, J. P. As potencialidades do uso de jogos didáticos na percepção de professores de matemática. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Ao jogar, o aluno é levado a exercitar suas habilidades mentais e a buscar melhores resultados para o processo de ensino-aprendizagem. A relevância na utilização dos jogos está nos caminhos e desafios que o mesmo oportuniza e na forma como influencia o aluno a buscar e a descobrir as possibilidades de pensamento e raciocínio. Objetiva-se na pesquisa investigar como os jogos didáticos influenciam no processo de ensino-aprendizagem de Matemática na visão de docentes desta área e de que maneira esta ferramenta deve ser utilizada em sala de aula. A metodologia de pesquisa utilizada no presente trabalho é do tipo bibliográfica que tem como base outras pesquisas e, também classifica-se como pesquisa de campo e descritiva, com abordagem de cunho qualitativo. A pesquisa realizou-se com 12 professores de Matemática atuantes na rede pública de ensino na cidade de Paulista-Paraíba, onde foram submetidos a um questionário composto por 12 perguntas sobre as potencialidades do uso de jogos didáticos na percepção dos professores de Matemática. Diante da análise dos dados pode-se observar que os professores veem os jogos como instrumento favorável para introdução de novos conhecimentos e que estes podem influenciar e enriquecer de forma significativa o ato de ensinar e aprender. Portanto, o professor e a escola devem buscar compreender as necessidades dos discentes e disporem de recursos e diversas formas de tornar o processo de ensino-aprendizagem relevante. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Marília Félix da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Professor de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
As potencialidades do uso de jogos didáticos na percepção de professores de Matemática |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |