UEPB - Repositório Digital

As potencialidades do uso de jogos didáticos na percepção de professores de Matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Jussara Pereira da
dc.date.accessioned 2018-03-19T12:33:24Z
dc.date.available 2018-03-19T12:33:24Z
dc.date.issued 2017-08-03
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15836
dc.description SILVA, J. P. As potencialidades do uso de jogos didáticos na percepção de professores de matemática. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Ao jogar, o aluno é levado a exercitar suas habilidades mentais e a buscar melhores resultados para o processo de ensino-aprendizagem. A relevância na utilização dos jogos está nos caminhos e desafios que o mesmo oportuniza e na forma como influencia o aluno a buscar e a descobrir as possibilidades de pensamento e raciocínio. Objetiva-se na pesquisa investigar como os jogos didáticos influenciam no processo de ensino-aprendizagem de Matemática na visão de docentes desta área e de que maneira esta ferramenta deve ser utilizada em sala de aula. A metodologia de pesquisa utilizada no presente trabalho é do tipo bibliográfica que tem como base outras pesquisas e, também classifica-se como pesquisa de campo e descritiva, com abordagem de cunho qualitativo. A pesquisa realizou-se com 12 professores de Matemática atuantes na rede pública de ensino na cidade de Paulista-Paraíba, onde foram submetidos a um questionário composto por 12 perguntas sobre as potencialidades do uso de jogos didáticos na percepção dos professores de Matemática. Diante da análise dos dados pode-se observar que os professores veem os jogos como instrumento favorável para introdução de novos conhecimentos e que estes podem influenciar e enriquecer de forma significativa o ato de ensinar e aprender. Portanto, o professor e a escola devem buscar compreender as necessidades dos discentes e disporem de recursos e diversas formas de tornar o processo de ensino-aprendizagem relevante. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Marília Félix da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Jogos didáticos pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Professor de Matemática pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title As potencialidades do uso de jogos didáticos na percepção de professores de Matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta