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O presente trabalho discute sobre a intervenção dos PCNs e da LDB na postura dos professores de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, destacando por que é imprescindível que o professor de matemática tenha conhecimento do que orientam os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional para o ensino dessa disciplina nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Com o avanço da educação e do ensino através dos tempos, os ma is novos documentos elaborados pelo Ministério da Educação destacam que, é necessário que os alunos construam o pensamento lógico-matemático de forma organizada. Além disso, discute-se a necessidade da criança ser capaz de fazer uma relação entre o que ela conhece do seu convívio sócio-cultural com o que ela aprende na escola. Salienta-se que a escola e o professor devem fornecer elementos básicos para a participação desses alunos na vida em sociedade, principalmente, porque hoje se entende que uma educação de qualidade só é alcançada pelo aluno se o professor levá-lo a refletir sobre situações que o rodeiam no mundo real, na busca de fazer com que o mesmo vislumbre a aprendizagem, seja de matemática ou qualquer outra disciplina. No cumprimento dos objetivos propostos, esta pesquisa apresenta, dentro de uma visão histórica, o papel da matemática através dos tempos, assim como, os saberes básicos que a criança traz para a escola e como esses saberes são tratados na instituição escolar. Busca também a compreensão das dificuldades enfrentadas por professores e alunos para lidarem com os conceitos matemáticos cotidianos. A partir de uma revisão bilbiográfica, este rabalho questiona a forma como é ensinada a matemática nos anos iniciais do ensino fundamental na maioria das escolas, além de outros aspectos como, a formação de professores que atuam nessa área, e a forma como é tratada a avaliação e o resultado dos dados obtidos através desta, comparando-se ao que apregoam os PCNs e a LDB. |
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