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Análise do perfil de professores de ciências do ensino fundamental da Cidade de Patos, PB

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dc.contributor.author Leite, Josefa Guimarães
dc.date.accessioned 2018-03-21T13:32:24Z
dc.date.available 2018-03-21T13:32:24Z
dc.date.issued 2010-12-14
dc.identifier.other 21. ed. CDD 370.71
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15876
dc.description LEITE, J. G. Análise do perfil de professores de ciências do ensino fundamental da Cidade de Patos, PB. 2010. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2010. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente, é preciso alimentar e propagar a alfabetização das ciências em todas as civilizações. Tendo este pensamento como base, elaborou-se esta investigação com o intuito de traçar o perfil da forma como os professores de ciências, que atuam nas séries do ensino fundamental II, das redes pública e privada, na cidade de Patos-PB, visualizam o ensino desta disciplina. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, um questionário pré-elaborado com 11 questões que foi aplicado entre os meses de Setembro a Dezembro de 2010, junto a uma amostra de 30 docentes. É interessante ressaltar que existem alguns professores que tem consciência da importância de difundir o ensino de ciências já nas séries iniciais, como também da formação do cientista nos primeiros anos de estudo. Em contrapartida, outros docentes puderam expressar que não acreditam que a formação do cientista venha a aflorar no ensino da educação básica. Na investigação, constatou-se que 60% dos entrevistados dispõe de habilitação específica na área de ciências, no entanto, 77% conhecem algum docente que atua sem possuir formação adequada. Ressalta-se que 4% destes professores ainda não concluíram o ensino médio, como também, que 18% estão licenciados a atuarem na área de geografia. O Governo Federal oferece algumas alternativas na tentativa de solucionar o problema, oferecendo ao educador o Decreto 6.755, de janeiro de 2009, que instituiu a Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Sendo assim, o ensino de ciências poderá ser aperfeiçoado com a formação específica dos mesmos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Adrianne Teixeira Barros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Professor de Ciências pt_BR
dc.title Análise do perfil de professores de ciências do ensino fundamental da Cidade de Patos, PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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