UEPB - Repositório Digital

A utilização da literatura regionalista como recurso metodológico para o estudo do semiárido brasileiro nas aulas de geografia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Ana Paula da
dc.date.accessioned 2018-03-21T16:44:57Z
dc.date.available 2018-03-21T16:44:57Z
dc.date.issued 2018-02-27
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15899
dc.description SILVA, A. P. da. A utilização da literatura regionalista como recurso metodológico para o estudo do semiárido brasileiro nas aulas de geografia. 2018. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição da utilização da literatura regionalista como recurso metodológico no processo de ensino e aprendizagem geográfica. A pesquisa desenvolveu-se fundamentada numa perspectiva qualitativa, de cunho fenomenológico, a partir do desenvolvimento de um projeto de intervenção didáticopedagógica, realizado em uma turma de 2º ano do Ensino Médio, no turno da tarde na Escola Estadual Assis Chateaubriand, a partir do Subprojeto de Geografia/PIBID/UEPB. A escola encontra-se localizada na cidade de Campina Grande-PB. O mencionado projeto foi desenvolvido no ano de 2015, no intuito de aprimorar o ensino de Geografia na referida unidade de ensino, bem como fortalecer a minha formação inicial enquanto bolsista do PIBID. As obras da literatura regionalista “O Quinze”, de Raquel de Queiroz, “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna e “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos levaram os alunos a compreenderem o processo socioeconômico ocorrido ao longo do tempo na região Semiárida brasileira, o que despertou o interesse em estudar e conhecer o lugar de vivência, contribuindo positivamente para o processo de ensino e aprendizagem. O uso desse recurso auxiliou na compreensão dos conteúdos abordados, tornando as aulas de Geografia mais dinâmicas e atraentes. Além disso, as obras trabalhadas apresentaram-se como uma excelente ferramenta facilitadora para a efetivação do processo de ensino e aprendizagem geográfica, haja vista os alunos terem despertado um olhar crítico e reflexivo, na medida em que buscavam compreender as relações socioespaciais existentes no seu lugar, mais profundamente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Josandra Araújo Barreto de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Recursos metodológicos pt_BR
dc.subject Literatura regionalista pt_BR
dc.subject Semiárido brasileiro pt_BR
dc.title A utilização da literatura regionalista como recurso metodológico para o estudo do semiárido brasileiro nas aulas de geografia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta