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Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição da utilização da literatura
regionalista como recurso metodológico no processo de ensino e aprendizagem geográfica.
A pesquisa desenvolveu-se fundamentada numa perspectiva qualitativa, de cunho
fenomenológico, a partir do desenvolvimento de um projeto de intervenção didáticopedagógica,
realizado em uma turma de 2º ano do Ensino Médio, no turno da tarde na
Escola Estadual Assis Chateaubriand, a partir do Subprojeto de Geografia/PIBID/UEPB. A
escola encontra-se localizada na cidade de Campina Grande-PB. O mencionado projeto foi
desenvolvido no ano de 2015, no intuito de aprimorar o ensino de Geografia na referida
unidade de ensino, bem como fortalecer a minha formação inicial enquanto bolsista do
PIBID. As obras da literatura regionalista “O Quinze”, de Raquel de Queiroz, “Morte e
Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, “O Auto da Compadecida”, de Ariano
Suassuna e “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos levaram os alunos a compreenderem o
processo socioeconômico ocorrido ao longo do tempo na região Semiárida brasileira, o que
despertou o interesse em estudar e conhecer o lugar de vivência, contribuindo
positivamente para o processo de ensino e aprendizagem. O uso desse recurso auxiliou na
compreensão dos conteúdos abordados, tornando as aulas de Geografia mais dinâmicas e
atraentes. Além disso, as obras trabalhadas apresentaram-se como uma excelente
ferramenta facilitadora para a efetivação do processo de ensino e aprendizagem geográfica,
haja vista os alunos terem despertado um olhar crítico e reflexivo, na medida em que
buscavam compreender as relações socioespaciais existentes no seu lugar, mais
profundamente. |
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