Resumo:
Todas as pessoas do século atual estão inseridas, direta ou indiretamente, na Era Digital, período em que a realidade online e a off-line estão praticamente integradas. Tornou-se natural o uso diário dos recursos da tecnologia digital disponíveis em todos os contextos sociais, desde as relações pessoais aos contextos profissionais e de aprendizagem. Mas a dificuldade tem sido compreender como inserir os elementos da tecnologia digital no contexto escolar de forma coesa aos objetivos do processo de ensino/aprendizagem. Para alcançar este objetivo propôs-se a análise da atual situação dentro de duas instituições de ensino: A Escola Estadual Desembargador Amaro Beltrão e a Escola Estadual Professor José Soares de Carvalho, identificando os personagens da Era Digital. Como principal público das instituições de ensino na atualidade, tenta-se compreender como se comportam os Nativos Digitais, dialogando sua cultura ao contexto escolar. Além das teorias de Palfrey (2011), Chalita (2009), Rojo (2012) e outros, buscou-se entender a real situação dentro das escolas, dando voz aos professores a partir de uma pesquisa quantitativa, para identificar em que grupo da Era Digital os docentes se inserem, e qualitativa em que suas respostas foram dialogadas com a teoria demonstrando suas opiniões pessoais e práticas docentes, bem como a relação professor/aluno. Por fim foi relatado uma prática em que se obteve êxito na utilização do aplicativo whatsapp como ferramenta de aprendizagem em Língua Portuguesa, demonstrando que é possível a inserção sem perdas na aprendizagem.
Descrição:
PEREIRA, A. P. Tecnologia na educação: era digital no contexto escolar e prática na aula de língua inglesa. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.