Resumo:
Ser professor em tempos de comunicação e informação sem precedentes é um desafio. Nesse espaço, os professores necessitam atentar para as mudanças e estar cada vez mais atualizados, pois a sociedade cobra cada dia mais dos docentes. Tal cobrança, no entanto, não tem como contrapartida, bons salários e condições de trabalho. Diante dessa contradição, os professores tem que se desdobrar: trabalhar em várias escolas. Tal jornada, dupla ou tripla de trabalho, acaba por fragilizar sua ação docente. Assim, objetivou-se discutir a relação existente entre a sobrecarga de trabalho e os encargos docentes de língua portuguesa. E para atingir esses objetivos, utilizamos como subsídios teóricos os trabalhos de TARDIF (2014) que discorre sobre formação docente, assim, como PERRENOUD (2002) que discute o professor reflexivo, BRZEZINSKI (2002) e GERALDI (2010) e do ponto de vista metodológico, optamos por uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e de campo. A amostra da pesquisa foi composta por 02 (duas) professoras, que foram entrevistadas através de um questionário, nas escolas. Os resultados apontaram para a insatisfação docente em relação às jornadas de trabalho exaustivo, de pouca satisfação e produtividade.
Descrição:
SANTOS, K. C. dos. Sobrecarga de trabalho e profissão docente: algumas considerações sobre o profissional de língua portuguesa. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.