Resumo:
Esta pesquisa objetiva-se apresentar a importância que tem o Componente Curricular de Libras na formação dos professores de Língua Portuguesa, e como surgiu e foi inserido no ensino superior; expor as dificuldades encontradas pelos alunos de graduação ao terem o primeiro contato com este componente; e mostrar para os alunos a importância que estes têm que dar a Língua Brasileira de Sinais, mostrando que esta disciplina é uma ferramenta fundamental e necessária para formação do professor. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica em trabalhos que falam a respeito dessa temática; e foi feita a aplicação de um questionário para três alunos do ensino superior que já passaram por este componente. Foram analisados os dispositivos legais, tais como: Decreto nº 5626/05 que regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002 que determina o componente de Libras como obrigatório nos cursos de formação de professores, levantar dados referentes a importância desta disciplina na formação de futuros profissionais da educação, as dificuldades encontradas pelos alunos deste componente enquanto disciplina. Os principais resultados da análise das respostas compreendem as considerações dos entrevistados acerca da obrigatoriedade da disciplina em seu curso e dos conteúdos da disciplina e dos saberes necessários à futura atuação com alunos surdos.
Descrição:
SILVA, A. G. da. A importância do ensino de libras na formação do professor de língua portuguesa: um estudo de caso. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.