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Este estudo tem como objetivo investigar os as pixações inscritas no espaço urbano da cidade de Guarabira/PB a partir dos fundamentos da Análise do Discurso, desvelando os sentidos e efeitos de sentidos que são externados pelos/através os/dos muros. Os enunciados pixados por esses sujeitos (de)marcam espaços na medida que buscam tornar visível os discursos silenciados por àqueles que estão situados em maior posição na hierarquia das relações de poder (FOUCALT, 1976; 1979). Os pixadores, em maioria, são advindos de classes subalternas (CALDEIRA, 2012) e, por isso, reclamam por visibilidade. Neste trabalho discutimos sobre a participação desses sujeitos na sociedade e suas relações com os discursos produzidos por eles, de modo a analisar os sentidos dos pixos inscritos nos muros, mais especificamente os pixos referentes ao amor. Por uma questão teórica-metodológica, delimitamos apenas ao tema amor, visto que as inscrições sobre o assunto predominaram diante de outras pixações realizadas na urbe guarabirense. Apresentamos, ainda, neste estudo, noções intrínsecas à Análise do Discurso, discutindo sobre o aparecimento do discurso amoroso em determinados momentos da história e em quais espaços de conhecimento são permitidos sua aparição, tais como: na filosofia, em O Banquete, de Platão (2015); na sociologia, em Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos, de Bauman (2004); na psicanálise, na obra A Arte de Amar, de Erich Fromm (1961); e, na poesia, pela contribuição de Roland Barthes (1981), em Fragmentos de um discurso amoroso. |
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