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Este trabalho apresenta um estudo sobre os traços do gênero picaresco no conto “O gato de
botas”, inserido na coletânea Contos de Mamãe Gansa, de Charles Perrault, e na peça teatral
O auto da compadecida, de Ariano Suassuna, especificamente nos personagens: Gato de
botas e João Grilo, protagonistas das narrativas. Buscamos fazer uma breve explanação sobre
as biografias dos autores e sobre suas obras em que estão inseridos os personagens.
Discorremos, também, acerca dos campos que nos permitem desenvolver tal estudo, como o
da literatura comparada, do dialogismo, da intertextualidade e da interdiscursividade,
utilizando como suporte teórico os estudos de Candido (1968), Figueiredo (2013), Bettelheim
(1980), Brait (1985), Botoso (2016), Borba (2013), Campos (2011), entre outros. Partindo das
definições dos termos “pícaro” e “malandro”, realizamos um passeio entre França e Brasil,
indo do conto ao teatro e do século XVII ao século XX, a fim de apresentar a relação
interdiscursiva existente entre os dois personagens classificados como pícaros, após observar
suas características e fazer uma análise comparativa entre elas. Concluímos que estas
personagens são dialógicas e que há interação entre elas. |
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