UEPB - Repositório Digital

O uso da literatura surda como ferramenta pedagógica do ensino de libras para criança ouvinte

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Raylla Samara Pontes dos
dc.date.accessioned 2018-04-03T11:28:13Z
dc.date.available 2018-04-03T11:28:13Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 371.912
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15995
dc.description SANTOS, R. S. P. dos. O uso da literatura surda como ferramenta pedagógica do ensino de libras para criança ouvinte. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo versará sobre como a Literatura Surda pode servir de suporte para o ensino de Libras a crianças ouvintes, destacando o que é Libras e como é constituída língua natural do surdo. Nosso objetivo é apresentar a Literatura Surda como ferramenta pedagógica para o ensino de Libras a crianças ouvintes, promovendo uma linha de acesso entre crianças ouvintes e o mundo do surdo, por meio de sua literatura. Neste viés, ainda destacamos os principais conceitos sobre literatura surda, como surgiu e quais os tipos existentes. Partimos de conceitos dos mais diversos autores que estudam esta linhagem, entre eles: KARNOPP (2010), MOURÃO (2011), GOLDFELD (1997), STROBEL (2008), PERLIN (2004) e LABORIT (1994). Sendo assim, essa abordagem partiu de uma coleta bibliográfica, como também uma intervenção pedagógica de caráter observatório-interativo, para que fosse possível alcançar nossos objetivos. Essa intervenção foi o ponto alto da pesquisa, pois através dela pudemos perceber como a Literatura Surda pode servir de apoio ao ensino de Libras, onde a mesma si utiliza de uma maneira lúdica e dinâmica, na qual envolveu as crianças ouvintes como instrumento de análise e instigou nas mesmas o desejo de aprender um pouco mais sobre Libras. Percebemos que os alunos ouvintes aceitaram as experiências com a literatura surda, demonstrando interesse, além de se conscientizarem da importância de aprender a língua de sinais, para assim, poder comunicar-se e inserir o surdo no convívio social. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Aline de Fátima da Silva Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.subject Literatura surda pt_BR
dc.subject Criança ouvinte pt_BR
dc.title O uso da literatura surda como ferramenta pedagógica do ensino de libras para criança ouvinte pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta