dc.description.abstract |
O presente artigo versará sobre como a Literatura Surda pode servir de suporte para o ensino
de Libras a crianças ouvintes, destacando o que é Libras e como é constituída língua natural
do surdo. Nosso objetivo é apresentar a Literatura Surda como ferramenta pedagógica para o
ensino de Libras a crianças ouvintes, promovendo uma linha de acesso entre crianças
ouvintes e o mundo do surdo, por meio de sua literatura. Neste viés, ainda destacamos os
principais conceitos sobre literatura surda, como surgiu e quais os tipos existentes. Partimos
de conceitos dos mais diversos autores que estudam esta linhagem, entre eles: KARNOPP
(2010), MOURÃO (2011), GOLDFELD (1997), STROBEL (2008), PERLIN (2004) e
LABORIT (1994). Sendo assim, essa abordagem partiu de uma coleta bibliográfica, como
também uma intervenção pedagógica de caráter observatório-interativo, para que fosse
possível alcançar nossos objetivos. Essa intervenção foi o ponto alto da pesquisa, pois através
dela pudemos perceber como a Literatura Surda pode servir de apoio ao ensino de Libras,
onde a mesma si utiliza de uma maneira lúdica e dinâmica, na qual envolveu as crianças
ouvintes como instrumento de análise e instigou nas mesmas o desejo de aprender um pouco
mais sobre Libras. Percebemos que os alunos ouvintes aceitaram as experiências com a
literatura surda, demonstrando interesse, além de se conscientizarem da importância de
aprender a língua de sinais, para assim, poder comunicar-se e inserir o surdo no convívio
social. |
pt_BR |