Resumo:
Os recursos didáticos visuais, auditivos e audiovisuais são comuns numa sala de aula, uma vez que eles são mediadores, facilitadores do conhecimento, dentre os quais se destacam o quadro e o livro didático, este último, bastante presente nas aulas, além de outras novas e antigas tecnologias. Tendo em vista tal problemática, o presente trabalho objetivou discutir os usos de recursos didáticos utilizados nas aulas de português, sob o ponto de vista do estágio supervisionado, vendo-os como instrumentos relevantes na construção de saberes. Deste modo, este trabalho se justifica pela ampliação dos saberes sobre a utilização dos recursos didáticos na aula de Língua Portuguesa, nossa futura disciplina, na futura lida profissional. A pesquisa contou com as contribuições de Freitas (2007), Souza (2012), Antunes (2003), Bagno (2007), Libâneo (1994), Zabalza (2014), e outros. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e pesquisa-ação. Constatou-se que durante a observação e a regência não houve mudanças significativas nos usos dos recursos didáticos, da fase de observação para a regência, embora eles tenham se mostrados importantes, no desenvolver das aulas regidas.
Descrição:
JACÓ, C. K. S. Recursos didáticos utilizados nas aulas de português: sob o ponto de vista do estágio. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.