dc.description.abstract |
Atualmente, a prática de leitura e escrita tem sido um grande desafio enfrentado pelos alunos, especialmente na Educação de Jovens e Adultos, pois as adversidades de aprendizagem recaem, principalmente, nas atividades de compreensão e interpretação de textos. Diante disto, considerou-se, que o gênero textual reportagem pudesse contribuir de forma relevante para o desenvolvimento dos alunos nas atividades de leitura e escrita, uma vez que os fatos divulgados, os assuntos veiculados pela imprensa, os quais, muitas vezes, dividem opiniões, seriam significativos para instigarem o posicionamento crítico dos educandos sobre os temas publicados. O objetivo deste trabalho foi relacionar a educação escolar com a realidade social vivida pelos aprendizes, e estimular a leitura e a escrita a partir de temas apresentados através dos meios de comunicação. Utilizou-se, neste estudo uma metodologia de base qualitativa, pois, analisando as motivações acerca da leitura e escrita em seu aspecto crítico social. O presente trabalho apoiou-se nos estudos de Kleiman (2007) e Koch (2015) para fundamentar as propostas trabalhadas, pois ambas trazem as perspectivas de leitura relacionadas com o ambiente social. |
pt_BR |