UEPB - Repositório Digital

O gênero reportagem: aprimorando a capacidade de leitura e escrita dos alunos da EJA

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Luiz Carlos dos
dc.date.accessioned 2018-04-03T11:29:52Z
dc.date.available 2018-04-03T11:29:52Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15999
dc.description SANTOS, L. C. dos. O gênero reportagem: aprimorando a capacidade de leitura e escrita dos alunos da EJA. 2017. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente, a prática de leitura e escrita tem sido um grande desafio enfrentado pelos alunos, especialmente na Educação de Jovens e Adultos, pois as adversidades de aprendizagem recaem, principalmente, nas atividades de compreensão e interpretação de textos. Diante disto, considerou-se, que o gênero textual reportagem pudesse contribuir de forma relevante para o desenvolvimento dos alunos nas atividades de leitura e escrita, uma vez que os fatos divulgados, os assuntos veiculados pela imprensa, os quais, muitas vezes, dividem opiniões, seriam significativos para instigarem o posicionamento crítico dos educandos sobre os temas publicados. O objetivo deste trabalho foi relacionar a educação escolar com a realidade social vivida pelos aprendizes, e estimular a leitura e a escrita a partir de temas apresentados através dos meios de comunicação. Utilizou-se, neste estudo uma metodologia de base qualitativa, pois, analisando as motivações acerca da leitura e escrita em seu aspecto crítico social. O presente trabalho apoiou-se nos estudos de Kleiman (2007) e Koch (2015) para fundamentar as propostas trabalhadas, pois ambas trazem as perspectivas de leitura relacionadas com o ambiente social. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria de Fátima de Souza Aquino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Reportagem pt_BR
dc.title O gênero reportagem: aprimorando a capacidade de leitura e escrita dos alunos da EJA pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta