Resumo:
A leitura é uma atividade imprescindível na rotina do educador e dos alunos, pois, ocupa um papel de destaque no tocante a ampliação de conhecimentos, fatores proporcionados com a assiduidade do hábito de ler. O presente artigo, intitulado “A influência da leitura no cotidiano da sala de aula: visão de discentes e docente do 6º ano de uma escola pública da cidade de Sapé”, tem como principal propósito apresentar a visão de docente e discentes do 6ºano do Ensino Fundamental II. No decorrer deste artigo será abordado o papel preponderante do professor e dos educandos na prática dessa atividade em sala, como, também, serão abordados as concepções e estratégias de leitura, e os benefícios que o hábito de ler nos oferece. A pesquisa foi realizada em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental II, por meio de questionários apresentados aos discentes e à docente do referido ano, de uma Escola Estadual no município de Sapé-PB. A base teórica fundamenta-se nos estudos de Koch & Elias (2015), Koch (2006), Kleiman ( 2008 e 2016), Freire( 2001) e conta com o auxilio dos PCN de Língua Portuguesa (BRASIL,1998). Os resultados da pesquisa evidenciaram a importância da leitura na visão da docente e discentes. Ler é uma atividade preponderante na vida de um educador. Também é importante na vida dos educandos, eles reconhecem a relevância que a leitura ocupa no âmbito educacional.
Descrição:
ALVES J. A. A influência da leitura no cotidiano da sala de aula: visão de discentes e docente do 6º ano de uma escola pública da cidade de Sapé. 2017. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.