UEPB - Repositório Digital

Análise sobre o desenvolvimento de leitura de um grupo de crianças de escola pública de Serra da Raiz - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Suzana Santos de
dc.date.accessioned 2018-04-03T11:31:13Z
dc.date.available 2018-04-03T11:31:13Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 028.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16001
dc.description SOUSA, S. S. de. Análise sobre o desenvolvimento de leitura de um grupo de crianças de escola pública de Serra da Raiz - PB. 2017. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa buscou analisar a desenvoltura da leitura de alunos(as) de escola pública do Ensino Fundamental I de Serra da Raiz – PB, para isso entrevistamos sete crianças desta modalidade de ensino, com faixa etária de 6 a 11 anos. São estudantes de duas escolas diferentes da região, uma municipal a Escola Municipal Professora Antônia Nunes da Silva e outra estadual a Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Emídio Fernandes. Definimos Literatura Infantil como sendo o ponto de partida para a análise da nossa monografia, pois é por meio dela que tentamos atrair as crianças para o mundo da leitura, pretendendo troná-los(as) cidadãos(ãs) leitores(as). Como referencial teórico buscamos informações no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), e o Decreto Nº 7.559 de 1º de Setembro de 2011, sites oficiais do Ministério de Educação e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas com o intuito de entendermos melhor sobre o assunto como o dever e o direito de cada um nesta área e com embasamento teórico de Castrillón (2011) que nos mostrou que ler e escrever são um direito de todos(as), oferecendo o olhar a partir da política de democratização de leitura. Cunha (2003) explorou a importância da literatura para a as crianças, Villardi (2010) encontramos como formar cidadãos(as) leitores(as) com suas teorias e experiências, entre outros. Para realização deste trabalho de cunho qualitativo, adotamos como recursos entrevistas e questionário. Portanto, entrevistamos sete crianças com faixa etária entre 6 a 11 anos, todas estudantes de escolas públicas, nas séries do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental I da cidade de Serra da Raiz – PB. Com o objetivo e identificar o gosto deles pela leitura e observar o desenvolvimento da prática de leitura nas escolas as quais eles(as) estão inseridos(as). Todos os depoimentos foram coletados com autorização dos pais/responsáveis. Também entrevistamos um diretor de rede pública, com ele(a) utilizamos um questionário por ser um meio viável para ambas as partes. Como resultado percebemos que as crianças tem fomento a leitura, pois à escola trabalha com programas como o PNAIC e o Novo Mais Educação, e a maioria dos(as) entrevistados(as) afirmou que gosta de ler. Concluímos que o que está sendo feito em relação à prática de leitura tem contribuído de forma favorável, contudo devemos melhorar cada vez mais, pois, temos perdido muitos(as) leitores(as) crianças e adultos de acordo com os dados expostos no PNLL. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ana Raquel de Oliveira França pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Importância da leitura pt_BR
dc.subject Direito de ler pt_BR
dc.title Análise sobre o desenvolvimento de leitura de um grupo de crianças de escola pública de Serra da Raiz - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta