Resumo:
As palavras ativadas a partir de um jogo de locuções que buscam a interação e expressão de pensamentos pessoais. Organizadas e sistematizadas que podem, ou não, vir a exercer algum tipo de poder sobre a sociedade que busque de certa forma e/ou domínio, e/ou controle do corpo social e da disseminação de propagação de discursos verdadeiros, seja no trabalho, na escola, nas universidades, nas igrejas, seja na vida cotidiana. Nesta linha de pensamento, propomos nesta análise, compreender o discurso da personagem feminina Daenerys Targaryen, presente na série de livros e adaptada para TV, A song of Ice and Fire/Game of Thrones, do escritor norte-americano George R. R. Martin, produção e adaptação dos diretores David Benioff e D. B. Weiss. Para tanto nossa fundamentação teórica baseia-se em Foucault (1979, 1996, 2010), Revel (2005), Duby (1991) e Pernaud (1984). A análise mostrou que os procedimentos narrativos, como a instituição do foco narrativo, principalmente, na categoria analítica a personagem e, também, no espaço da linguagem, são aspectos bem cuidados pelo escritor em sua obra de ficção. Esses princípios agem de forma a tornarem a sua narrativa envolvente e sedutora. Para tanto, ele faz uso de procedimentos estilísticos que tornam a linguagem fluída e, ao mesmo tempo, usa recursos visuais/imagético ganha maior proporção no imaginário coletivo de seus leitores/telespectadores.
Descrição:
PEREIRA, A. P. C. Daenerys Targaryen nascida da tormenta, puta, guerreira, mãe e rainha. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.