Resumo:
O presente artigo constitui-se em uma proposta que busca contribuir para a inserção da HFC no ensino das ciências. Para tanto foi elaborado um texto didático sobre os raios x que tem como foco subsidiar discussões sobre alguns aspectos da natureza ciência, e com isso promo-ver uma desmitificação do fazer cientifico, assim como propiciar a aprendizagem do conceito, suas aplicações tecnológicas e implicações para a sociedade. Para subsidiar a proposta foi feito um levantamento bibliográfico sobre trabalhos que tratam da temática relacionada ao ensino de física. A forma como foi elaborado o texto didático, bem como o episódio histórico escolhido, se apresenta como um mecanismo promissor frente aos objetivos estipulados, além de incentivar uma visão mais crítica dos estudantes com respeito ao mundo.
Descrição:
BRASILIANO, Gildeneide da Silva. A descoberta dos raios x: um texto didático para o ensino médio. 2017. 31 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.