dc.contributor.author |
Costa, Vânia Katyane de Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-05T21:56:08Z |
|
dc.date.available |
2018-04-05T21:56:08Z |
|
dc.date.issued |
2017-12-13 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16058 |
|
dc.description |
COSTA, Vânia Katyane de Oliveira. A pesquisa e a prática docente: o que declara professores da cidade de Araruna-PB. 2017. 56 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta Monografia tem por objetivo discutir a importância da pesquisa como mediadora das práticas educacionais. Caracteriza-se pelo seu enfoque de abordagem mista. Após uma revisão teórica sobre as pesquisas no Ensino de Física/Ciências e práticas educacionais, foi realizado uma pesquisa de campo por meio de um questionário semiestruturado nas escolas públicas da cidade de Araruna- PB, com intuito de entender em que medida os conhecimentos produzidos nas universidades sobre Ensino de Física/ Ciências, mais especificamente sobre as práticas pedagógicas vem impactando a prática de professores em sala de aula?. A amostra foi constituída por dez professores de diferentes níveis de ensino. Os resultados apontam que uma das principais dificuldades encontradas para a transposição das pesquisas é a formação do professor, o que implica em ações, no âmbito da graduação e da pós-graduação, que favoreçam a relação entre a pesquisa em Ensino de Física/Ciências e a prática docente. Mesmo com tantos meios de divulgação e discussão as pesquisas em Ensino de Física/Ciências ainda possuem tabus que precisam ser quebrados. |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas Pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa |
pt_BR |
dc.title |
A pesquisa e a prática docente: o que declara professores da cidade de Araruna-PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |