Resumo:
Esta Monografia tem por objetivo discutir a importância da pesquisa como mediadora das práticas educacionais. Caracteriza-se pelo seu enfoque de abordagem mista. Após uma revisão teórica sobre as pesquisas no Ensino de Física/Ciências e práticas educacionais, foi realizado uma pesquisa de campo por meio de um questionário semiestruturado nas escolas públicas da cidade de Araruna- PB, com intuito de entender em que medida os conhecimentos produzidos nas universidades sobre Ensino de Física/ Ciências, mais especificamente sobre as práticas pedagógicas vem impactando a prática de professores em sala de aula?. A amostra foi constituída por dez professores de diferentes níveis de ensino. Os resultados apontam que uma das principais dificuldades encontradas para a transposição das pesquisas é a formação do professor, o que implica em ações, no âmbito da graduação e da pós-graduação, que favoreçam a relação entre a pesquisa em Ensino de Física/Ciências e a prática docente. Mesmo com tantos meios de divulgação e discussão as pesquisas em Ensino de Física/Ciências ainda possuem tabus que precisam ser quebrados.
Descrição:
COSTA, Vânia Katyane de Oliveira. A pesquisa e a prática docente: o que declara professores da cidade de Araruna-PB. 2017. 56 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.