Resumo:
Atualmente, uma das grandes preocupações que são observadas na sala de aula é certo desinteresse por parte do alunado e a prática docente adotada por muitos professores, que na maioria das vezes trabalham o conteúdo de maneira essencialmente teórica e memorística, desmotivando os alunos a se interessarem pelo assunto e contribuindo para um aumento no índice de evasão e reprovação na escola. Nessa perspectiva, partimos do pressuposto da necessidade de um ensino voltado não apenas ao acúmulo de conhecimentos, mas na aquisição de habilidades e competências voltadas para a construção de sujeitos críticos. Objetivou-se promover o uso de métodos alternativos de ensino inovadores na abordagem do conteúdo dos insetos, em turmas do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Iolanda Tereza Chaves de Lima, município de Cubati-PB. Por meio de um questionário semiestruturado, foi possível verificar que as estratégias de ensino utilizadas se mostraram bastante eficientes, podendo ser aperfeiçoada e estendida para outros conteúdos e/ou outras disciplinas.
Descrição:
SANTOS, K. H. da S. Avaliação de estratégias didáticas para o Ensino de Biologia: Contribuições para a ação docente inovadora no estudo de insetos. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.