dc.description.abstract |
A evasão escolar é considerada como um dos maiores e mais graves problemas da educação no país, principalmente nas escolas públicas, mas também por outros setores da sociedade, por considerarem a “educação” como um ponto-chave e primordial para o desenvolvimento social e econômico da sociedade como um todo. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as problemáticas que levam à evasão na escola estadual de ensino fundamental e médio Francisco Ernesto do Rego em Queimadas, PB. O universo foi constituído por 10 professores, com e sem deficiência física, de ambos os sexos, do ensino médio, e que estejam lecionandos. Foi utilizado o método de abordagem quantitativo através de questionário semiestruturado, com base nas informações referentes aos docentes a respeito da evasão escolar e como o educador lida com o referente assunto. Os dados foram analisados e interpretados utilizando- se a estatística descritiva. Onde obteve resultados de 18% trabalho, 15% falta de estimulo da família, e 15% falta de dialogo aluno com a escola, 15% alunos desestimulado, 38% dificuldade do professor em relacionar a disciplina com a realidade dos alunos, 25% discutir o assunto ao logo do ano, 22% contribuindo para má formação dos profissionais e 42% relação professor-aluno é um ponto vital no processo educacional. Portanto, a falta de consciência política e de cidadania, má formação dos profissionais, subemprego, marginalização, drogas, falta de respeito e violência, exclusão social, abrangendo todos os contextos sociais. Desta forma, o estudo contribuiu para que a escola desenvolva atividades de conscientização de todos. |
pt_BR |