Resumo:
No ambiente competitivo em que as entidades estão inseridas, definir o preço de venda correto é um fator de grande relevância nas decisões que serão implementadas por uma entidade, pois esse preço pode significar seu sucesso, sua existência, sua competitividade e seu diferencial em relação à outras empresas. Neste sentido, a pesquisa procura investigar como se dá a formação do preço de venda no supermercado, além de comparar as diferentes formas de apuração dos preços de venda. Para isso foi realizado um estudo descritivo, com uma abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, utilizando-se do método indutivo. Os resultados encontrados mostram que para formar o preço de venda, a instituição multiplica o custo de aquisição do produto pela margem de lucro, sendo necessário em inúmeros casos reduzir a margem para se adequar à concorrência. Outro fator encontrado por meio deste trabalho é que a empresa não utiliza nenhum método de custeio para ajudar na minimização dos custos, além de não perceber a necessidade de formar o preço de venda utilizando ferramentas contábeis, que auxiliam na tomada de decisão, mas antes prefere formar o preço baseando-se em suas experiências de mercado. Com este estudo de caso foi possível diagnosticar que o supermercado precisa rever seus critérios para formar o preço de venda, adotando medidas que considerem informações contábeis para subsidiar a tomada de decisão e consequentemente garantir a continuidade do mesmo.
Descrição:
MARIANO, M. J. F. Uma pesquisa quanto à formação do preço de venda por seção em um supermercado no município de Serra Branca-PB: um estudo de caso . 2018. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.