Resumo:
As transformações econômicas evidenciadas no mercado criaram o contexto ideal para surgimento de novas formas de interações entre as organizações na qual as redes de empresas possibilitariam as instituições de determinado segmento econômico atuar em diferentes áreas ao encontrarem através do desempenho em conjunto uma oportunidade de fortalecer as suas condições competitivas por um maior espaço nesse concorrido mercado. Entende - se que essa junção e organização das varias firmas instaladas em uma dada região contribui para sua transformação econômica, principalmente quando esta leva em conta o propósito de atuar conjuntamente. A partir dessa perspectiva objetivou – se, principalmente neste estudo verificar a atuação da rede em um segmento econômico do setor de supermercados, no qual o emprego de métodos utilizados na pesquisa contribui com uma metodologia que permitisse a esta, a análise dos possíveis efeitos que a rede teria a proporcionar na competitividade das instituições integrantes, para tanto foi utilizado um estudo de caso em uma organização do setor alimentício, através de uma análise descritiva que possibilitasse identificar os efeitos causados pela participação da firma na rede e a sua influencia na capacidade competitiva das corporações participantes da mesma. Trata-se de uma pesquisa qualitativa por motivos de acessibilidade, utilizando-se como técnica de analise um estudo de caso, através do qual possibilitou uma conclusão mais ampla do assunto proposto.
Descrição:
SILVA, M. D. S. Associação de redes de empresa como fonte de vantagem competitiva: estudo de caso em uma afiliada da Rede Smart. 2010. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2010.