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Práticas de letramento dos alunos do 9° ano de uma escola estadual do município de Sertânia

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dc.contributor.author Silva, Maria Lucidalva da
dc.date.accessioned 2018-04-16T18:42:02Z
dc.date.available 2018-04-16T18:42:02Z
dc.date.issued 2018-04-04
dc.identifier.issn CDD 379.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16204
dc.description SILVA, M. L. Práticas de letramento dos alunos do 9° ano de uma escola estadual do município de Sertânia. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract O objetivo geral deste artigo é mapear as práticas de letramento dos alunos do 9º ano de uma escola estadual do município de Sertânia-PE. E, de modo específico, seus objetivos são: identificar as práticas de letramento dos alunos do 9° ano dentro do contexto escolar; identificar as práticas de letramento dos alunos do 9° ano fora do contexto escolar e refletir sobre a importância da inserção dos estudos do letramento na formação dos alunos. O corpus do artigo é formado por um questionário composto por 25 questões, sobre as práticas de letramento dos alunos dentro e fora do contexto escolar. Para a realização do estudo de tal corpus, estabelecemos como base teórica os conceitos sobre letramento (KLEIMAN, 1995; TINOCO, 2008; ROJO, 2009; SOARES, 2009, 2010, 2014; SOUZA et al, 2012). Em relação ao procedimento metodológico, este artigo, inserido no escopo da Linguística Aplicada, caracteriza-se como estudo de natureza qualitativa, de caráter descritivo-interpretativo. Com o estudo realizado, identificamos que as práticas de letramento utilizadas entre os alunos pesquisados são variadas. De acordo com as respostas dadas ao questionário, podemos observar diferentes práticas de letramento presentes no dia a dia desses jovens, tais como: práticas de letramento escolar, digital, familiar, religiosa e musical. Percebemos que os alunos demonstram não considerar as leituras que fazem fora do contexto escolar como válidas. É, pois, de extrema importância que haja uma maior inserção dos estudos sobre letramento nas escolas, ou seja, na formação dos alunos, para que eles sejam leitores capazes de refletir, criticar, debater, interpretar diferentes textos, bem como possam compreender que todas as leituras e escritas que realizam sejam dentro ou fora do contexto escolar são válidas. pt_BR
dc.description.sponsorship Camilla Maria Martins Dutra pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Práticas de letramento pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Linguística aplicada pt_BR
dc.subject Ensino da língua portuguesa pt_BR
dc.title Práticas de letramento dos alunos do 9° ano de uma escola estadual do município de Sertânia pt_BR
dc.type Other pt_BR


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