Resumo:
Este trabalho teve como objetivo analisar como acontece a reificação do corpo da mulher nas propagandas de cerveja, trazendo uma discussão acerca das estratégias construídas por publi-citários para persuadir os consumidores a consumirem bebidas alcoólicas. Buscamos entender como o corpo da mulher serve de instrumento de persuasão e quais os mecanismos ligados a imagem do corpo feminino favorecem a venda de cerveja e fazendo com que os gostos pela bebida se tornaram massificados. Partindo de teorias dos Frankfurtianos, principalmente de Theodor W. Adorno (2002) a respeito do uso da propaganda pela indústria, complementamos esse trabalho com os estudos de autores contemporâneos que se debruçaram sobre o tema como Lacroix (2006), Guéguen (2010), Costa (2005), Camargo (2013), Hogshead (2015) e Lindstrom (2016) e o corpus escolhido para análise são as propagandas das marcas de cerveja: Devassa, Skol, Schin, Antarctica e Brahma dos anos de 2011 e 2012. Quanto a ênfase do tra-balho, verificou-se que o corpo da mulher é usado como objeto de atração associados a meca-nismos de fascinação que causam o consumo de cerveja.
Descrição:
FEITOSA, W. S. A reificação do corpo da mulher na propaganda de cerveja: uma reflexão a respeito da construção das estratégias de persuasão das propagandas de cerveja a partir
da teoria crítica Frankfurtiana e seus desdobramentos . 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso
(Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.