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Construções adverbiais com – mente: abordagens no livro didático de português

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dc.contributor.author Nascimento, José Carlos André Serafim
dc.date.accessioned 2018-04-16T18:50:53Z
dc.date.available 2018-04-16T18:50:53Z
dc.date.issued 2017-12-14
dc.identifier.issn CDD 469.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16207
dc.description NASCIMENTO, J. C. A. S. Construções adverbiais com – mente: abordagens no livro didático de português. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho investiga como construções adverbiais com - mente são abordadas/apresentadas nos manuais didáticos de português e, ainda, estabelece diálogos entre posicionamentos tradicionais x funcionais referentes ao ensino e à analise linguística. Compreendemos que esse tipo de abordagem tem relação direta com a aprendizagem do conteúdo adverbial, em suas nuances morfossintáticas e, por conta disso, escolhemos livros didáticos de língua portuguesa, como corpus, por entendermos que estes são os materiais mais utilizados em sala de aula, como também, um suporte registrual mais recorrido em se tratando das desenvolturas morfológicas, sintáticas, semânticas etc. existentes no nosso sistema linguístico. Partindo da constatação de que os processos adverbiais com - mente são bastante complexos e, mesmo assim, mais recorrentes na língua do que aponta a gramática tradicional, adotamos o posicionamento de Neves (2000, 2010, 2011, 2012, 2013) como índice para sustentar as abordagens teóricas. Com base nessa relação entre língua, sociedade e usos, temos os postulados da teoria funcionalista (GIVÓN, 2001; HOPPER; TRAUGOTT, 2005; NEVES, 2013), que concebem a língua como um instrumento de comunicação; em se tratando da temática, pontualmente, nos referiremos aos trabalhos de Vidal (2009), a respeito da reflexão e do ensino de construções adverbais com - mente; Barbosa (2013), sobre articulação do Sintagma Adverbial; Pereira (1999, 2005), articulação circunstancial das de construções adverbiais na sentença. Para desenvolvimento deste trabalho, quanto aos procedimentos metodológicos, adotamos a pesquisa exploratória-explicativa já que esta se debruçará por reflexões que buscarão respostas à luz do Funcionalismo Linguístico e da Análise Linguística, bem como de documentos oficiais de educação como PCN, PCN+, OCEN. Nossas considerações partiram de exposições sobre como as teorias e abordagens tratam o tema, quais diálogos (não) foram estabelecidos, se a concepção de gramaticalização é refletida nas construções conceituais e quais as implicaturas para o Ensino de Língua Portuguesa. pt_BR
dc.description.sponsorship Jackson Cícero França Barbosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Advérbio pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Sufixo adverbial - mente pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.title Construções adverbiais com – mente: abordagens no livro didático de português pt_BR
dc.type Other pt_BR


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