UEPB - Repositório Digital

Eu fofoco, tu fofocas e nós aprendemos: uma proposta para o Ensino Fundamental II

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bezerra, Leandro Henrique de Souza
dc.date.accessioned 2018-04-16T19:04:15Z
dc.date.available 2018-04-16T19:04:15Z
dc.date.issued 2017-12-19
dc.identifier.other CDD 398.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16210
dc.description BEZERRA, L. H. S. Eu fofoco, tu fofocas e nós aprendemos: uma proposta para o Ensino Fundamental II. 2017. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract Embora se baseie em nossas intervenções como bolsista do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola da rede pública de ensino de Monteiro, onde, em uma turma do 7º ano, o presente trabalho não procura relatar as atividades desenvolvidas, mas sistematizá-las de tal maneira que os procedimentos que as constituem possam servir de parâmetros para o desenvolvimento de atividades de promoção à leitura no ensino fundamental II. Para tanto, partimos da escolha de uma temática especifica – a da fofoca – e de gêneros textuais também específicos que têm na arte do mexerico uma temática estruturante. Por isso, nossa proposta engloba gêneros distintos como cordel, provérbio, crônica e letras de música que deverão ser lidos à luz da temática da fofoca. Embasamos as nossas reflexões nas orientações teórico-metodológicas de Geraldi (1997), Cosson (2006), Antunes (2003), Oliveira (2010) e demais estudiosos que têm refletido sobre o ensino de língua materna e têm procurado fazer com que tal ensino possa atender às demandas contemporâneas e tornar-se significativo, em especial, para os discentes. Nesse sentido, esperamos que o nosso trabalho, fruto da experiência e de reflexões de um professor em formação inicial, possa auxiliar aqueles/as docentes preocupados com a reformulação de práticas pedagógicas que ainda têm pouco contribuído para a formação de um indivíduo crítico que saiba, por meio da e na linguagem, constituir-se como sujeito de seus discursos e (atu)ações. pt_BR
dc.description.sponsorship Marcelo Medeiros da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Sequência Didática (SD) pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental II pt_BR
dc.title Eu fofoco, tu fofocas e nós aprendemos: uma proposta para o Ensino Fundamental II pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta