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A abordagem do texto poético em sala de aula ainda é marcada por práticas inadequadas que têm contribuído pouco para a formação literária dos alunos da educação básica, pois, além de ocupar um espaço reduzido, sua circulação é tomada como pretexto para o estudo de elementos formais e/ou gramaticais, o que não leva o aluno a descobrir a beleza da poesia, mas, sim, faz com que ele se distancie ou crie aversão à leitura literária. Considerando esse cenário, defendemos que é necessário desenvolver práticas de atividades de leitura que realmente sejam relevantes para a aprendizagem dos alunos, bem como a formação deles como leitores efetivos de textos diversos, notadamente de literatura, independentemente do gênero literário. Por isso, coadunando-se com o que defendemos, no presente trabalho, apresentamos uma experiência desenvolvida em sala de aula, na qual procuramos oferecer, aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, um conjunto de atividades capaz de despertar o interesse deles pela leitura. Nosso objetivo, portanto, é analisar de que forma as propostas de leitura e de escrita, oferecidas aos alunos, contribuíram para a formação deles enquanto sujeitos leitores. A partir das reações e respostas apresentadas, por eles, durante a leitura dos poemas, chegamos à conclusão de que o gosto pela leitura literária pode ser, sim, despertado pela escola. Para tanto, é preciso que a leitura do texto literário se torne prática efetiva em sala de aula. A presente pesquisa se assenta, pois, no pressuposto formulado por Candido (1995), de que a educação literária é imprescindível para a formação humana de nossos alunos e, como tal, não lhes pode ser negada pela escola. |
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