dc.description.abstract |
INTRODUÇÃO: O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente nomundo e o primeiro entre as mulheres. Trata-se de uma doença crônicadiferenciada, pois, além dos aspectos relacionados ao físico, como dor emutilações, ela provoca forte impacto psicológico que resulta em sentimentos devárias intensidades e naturezas, como medo, dúvida, angústia, ansiedade e outros.Essa compreensão é importante para o planejamento com vistas aodesenvolvimento da promoção de saúde às mulheres, priorizando uma assistênciaintegral e com o propósito de melhorar a qualidade de vida. Diante disso, optou-sepor identificar os sentimentos vividos por mulheres com câncer de mama noprocesso de adoecimento e as mudanças decorrentes dessa nova realidade.
TRAJETÓRIA METODOLÓGICA: Foram entrevistadas 14 mulheres mastectomizadas. Tratou-se de pesquisa qualitativa de caráter descritivoexploratório e se utilizou da análise conteúdo de Bardin, como técnica detratamento de dados. RESULTADOS: O estudo do tema possibilitou compreenderque, em face da eminência do câncer, essas mulheres experimentam uma série deeventos, desde a incerteza antes do diagnóstico até a nova realidade após otratamento do câncer, que despertam sentimentos de raiva, insegurança, culpa emedo inclusive da morte e do câncer ser uma doença irremediável.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os depoimentos apresentados deixaram transparecerque o câncer de mama surge com um significado de ameaça à vida e à integridadefísica e emocional das mulheres, despertando assim uma gama de sentimentos. |
pt_BR |